Programa Jovem Cidadão

O Programa Jovem Cidadão origiou a tecnologia social replicada no Programa de Aprendizagem da Rede Pró-Aprendiz, a partir do know how compartilhado pela Fundação Pró-Cerrado. 

Conheça agora o fluxo de atividades que são prerrogativas das cinco gestões do Programa de Aprendizagem executado pela FPC:

Gestão Trabalhista
Conforme previsto na legislação, após processo seletivo, o aprendiz é contratado com direitos trabalhistas garantidos pela CLT e, antes de ser encaminhado para a empresa ou órgão público onde atuará, o jovem já inicia sua qualificação. Ao todo são 1.532 horas/aula, ministradas ao longo do contrato de aprendizagem.

Gestão Educacional
Em sala de aula, a FPC utiliza a Metodologia Modular (MEMO), que é fruto da experiência pedagógica vivenciada na Gestão Educacional do Programa Jovem Cidadão e da observação dinâmica necessária para o atendimento às empresas no cumprimento da legislação. Sendo assim, a estruturação modular da metodologia permite a formação de turmas cíclicas com ingresso imediato de aprendizes.
Em busca da formação integral do jovem, a MEMO traz uma proposta que une o conhecimento de nosso tempo e a inovação, com a simplicidade e a história. O resultado é um conteúdo que poderá ser utilizado em todo o Brasil, adaptando-se a cada realidade social, uma vez que valoriza a diversidade humana e cultural.
A MEMO orienta o planejamento de professores e sua aplicação está sistematizada em núcleos e organizada em encontros flexíveis que são independentes entre si, promovendo um movimento cíclico que viabiliza, a qualquer momento, a inserção do jovem no programa sem prejuízo de aprendizagem.

Gestão Psicossocial
Consciente do impacto do programa na vida desses aprendizes, uma equipe multidisciplinar realiza acompanhamento psicossocial, construindo uma ponte fundamental para o sucesso do programa entre a organização executora (FPC), a empresa, a escola e a família do Jovem cidadão. Considerando especificidades do atendimento psicossocial, psicólogos e assistentes sociais realizam visitas domiciliares, atendimento psicoterapêutico individual, acompanhamento em casos como liberdade assistida, gravidez precoce, adição a drogas, tentativas de suicídio, entre outros.
Conforme anteriormente, informado, também compete à Gestão Psicossocial a execução das ações de cadastramento e seleção de jovens para o Programa de Aprendizagem.

Gestão Operacional
Simultaneamente às etapas de seleção, capacitação e encaminhamento, a Gestão Operacional do programa busca incansavelmente novas vagas no mercado, por meio de parcerias com a iniciativa privada, o poder público e o Terceiro Setor, na intenção de constituir convênios para a contratação de novos aprendizes.

Gestão de Monitoramento e Avaliação
Todas as etapas de execução do Programa passam por monitoramento de rotinas e avaliação de procedimentos de forma sistemática, garantindo a qualidade dos serviços prestados à sociedade.