Histórico

Criada em 1994, em Goiânia, Goiás, a Fundação Pró-Cerrado (FPC) surge como aliada na lutar pela preservação do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do mundo.

Já em suas primeiras ações educativo-ambientais, a organização encontrou um parceiro potencial: o jovem de 14 a 24 anos, que, durante o processo de inclusão social, pode superar estágios de vulnerabilidade e tornar-se agente estratégico para o desenvolvimento socioeconômico.

Surge desta ideia o conceito da tecnologia social que, em 1996, estruturou um programa sócio-educativo-ambiental, que propõe, essencialmente, qualificação profissional e encaminhamento de jovens ao mercado formal de trabalho.

A experiência consolidou-se como o maior programa educacional de geração de renda do Brasil, o Jovem Cidadão, reconhecido pela UNESCO e destacado por organismos internacionais que apóiam o empreendedorismo social como Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação Avina e Schwab Foundation.

Reconhecido por seu caráter de inovação, efetividade e impacto social, este trabalho também ofereceu bases para discussão e formulação do que hoje chamamos de Aprendizagem, uma poderosa ação de política pública para a juventude brasileira, regulada por legislação federal a partir de 2000.

Atualmente, com mais de 500 parceiros na iniciativa privada e governos, a Fundação Pró-Cerrado e organizações parceiras da Rede Pró-Aprendiz atendem a cerca de 9 mil jovens, em 17 Estados e Distrito Federal. Outras 45 mil famílias já foram beneficiadas.