terça-feira, 15 de novembro de 2011

Conexões pela transformação social

A Fundação Pró-Cerrado (FPC) é uma organização da sociedade civil que, há 17 anos, empreende iniciativas de desenvolvimento social e econômico dedicadas à formação integral do jovem, estimulando sua qualificação profissional e promovendo geração de emprego e renda, por meio de uma tecnologia social que tem como base os princípios da Aprendizagem (Lei 10.097/2000).

Ancorada na legislação federal, esta tecnologia social mundialmente premiada mantém interface com a preservação ambiental, o protagonismo juvenil, o respeito à diversidade, o empoderamento por meio da Educação e do trabalho, em um processo de construção da cidadania plena.

Para a execução do Programa de Aprendizagem, a FPC mantém parceria com a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor, segmentos da sociedade comprometidos com um mesmo objetivo: transformação social. Nesse contexto, nos apresentamos como parceiros potenciais da Companhia Vale do Rio Doce e da Fundação Vale.

Iniciada no Estado de Goiás, esta iniciativa auto-sustentável e de grande impacto vem sendo replicada para todo o Brasil por meio da Rede Pró-Aprendiz (RPA), que vem exercitando com sucesso a gestão compartilhada de programas de Aprendizagem, também amparada por lei (Portaria n° 2.755/2010).

A Rede Pró-Aprendiz (RPA) é uma aliança nacional que, por meio de parceria, fortalece o desenvolvimento socioeconômico, promovendo a inserção de jovens no mundo do trabalho a partir de programas de Aprendizagem.